Festival Porongos abre inscrições para oficina de escrita criativa em Porto Alegre (RS)

Brasil de Fato

Estão abertas as inscrições para curso gratuito da 3ª edição do Festival Porongos – Concertos Descentralizados. Com o objetivo de despertar reflexões sobre o cenário literário contemporâneo, em especial nas periferias urbanas, será oferecida em 26 de outubro, das 10h às 17h, a Oficina Literária com Escrita Criativa.

Com uma carga horária de seis horas, a aula oferece uma imersão na literatura periférica e seus diversos formatos. A atividade ocorrerá na Associação de Moradores da Cefer 2 (AMC2), no bairro Cefer 2, em Porto Alegre (RS). O evento é aberto e podem participar pessoas a partir de 14 anos.

A atividade será ministrada por Fátima Farias e Mikaa, que vão compartilhar suas experiências e conhecimentos, trazendo títulos e autores representativos da literatura periférica e da africanidade que contribuem para o enriquecimento cultural e literário. Entre as referências, estão nomes como Machado de Assis, Victoria Santa Cruz, Mario Quintana, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Cruz e Souza, Maria Firmina dos Reis e Abdias do Nascimento.

A oficina propõe exercícios descontraídos que permitirão o surgimento de perguntas e reflexões sobre o momento literário atual. Além dos textos autorais, o público terá a oportunidade de trabalhar aspectos como a oralidade e a ancestralidade, explorando a construção poética desde o verso e a rima até os gestos e as gírias que fazem parte da vivência periférica.

A metodologia ativa será aplicada durante a aula, colocando os alunos e as alunas como protagonistas do processo criativo. Cada atividade será desenvolvida com base em exercícios práticos e rodas de conversa, proporcionando um ambiente de aprendizado colaborativo e de trocas culturais. A oficina será encerrada com um bate-papo para que os participantes e as participantes possam compartilhar suas experiências e percepções.

Festival Porongos

O Festival Porongos – Concertos Descentralizados é um projeto cultural que visa democratizar o acesso à arte e à cultura, promovendo atividades formativas e eventos em diferentes regiões de Porto Alegre. Pelo terceiro ano, o festival busca integrar as comunidades, valorizando a diversidade cultural e a ancestralidade afro-brasileira, latino-americana e periférica. Com uma programação diversa, o festival oferece oficinas, apresentações artísticas e rodas de conversa, promovendo reflexões sobre identidade, arte e memória.

A terceira edição do festival traz uma programação voltada para diferentes públicos, promovendo atividades que vão desde aulas literárias e artísticas até concertos musicais. A oficina de Escrita Criativa é uma das atividades oferecidas pelo projeto, que busca a participação da comunidade, estimulando o aprendizado colaborativo e o protagonismo cultural.

Oficina será ministrada por Fátima Farias e Mikaa

Fátima Farias nasceu em Bagé e reside em Porto Alegre desde os anos 1980. É cozinheira de formação, trazendo na trajetória a literatura em seus mais variados segmentos. Participa de saraus e coletivos, feiras literárias, palestras em escolas, dentro e fora do RS.

Com textos autorais em muitas coletâneas, Fátima Regina Farias já publicou quatro títulos autorais: “Mel e Dendê” (2020), “Santas de Casa” (2023) e “Palavras são Mudas” (2023), todos pela Editora Libretos, e “Um Poema por Dia” pelo Instituto Estadual do Livro (2022). Moradora do Bairro Bom Jesus, atua com projetos literários pelos espaços periféricos. Sua trajetória é ampla e focada na literatura afro e indígena gaúcha. Traz em sua construção, Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo.


Fátima Regina Farias é autora dos livros “Mel e Dendê” (2020), “Santas de Casa” (2023), “Palavras são Mudas” (2023) e “Um Poema por Dia” (2022) / Divulgação / Marcos Pereira Feijão

Mikaa, 24 anos, iniciou sua trajetória em 2018, em batalhas de rima e competições de poesia, vinda de um dos bairros mais marginalizados de Porto Alegre, Bom Jesus. Foi a primeira mulher a estar na final estadual de batalhas de rima da região. Em 2019 lançou seu primeiro single, entrou pro coletivo Poetas Vivos e participou do livro “NÓS versos de Liberdade e Melanina” (Editora Escola de Poesia, 2021).

Em 2020, seguiu carreira solo. Atualmente, é organizadora do Slam da Bonja e do Slam do Gozo. Em 2023 foi campeã estadual do Slam Conexões e representou o Rio Grande do Sul em Itabira-MG, ficando em terceiro lugar no campeonato nacional do ano de 2023, colocando o estado, pela primeira vez, no pódio de uma competição nacional solo de poesia.


Mikaa participa do livro “NÓS versos de Liberdade e Melanina” (2021), do coletivo Poetas Vivos e é campeã estadual do Slam Conexões / Divulgação / Luana Bernsmuller

Serviço

3ª edição Festival Porongos – Concertos Descentralizados

Oficina Literária com Escrita Criativa
Com Fátima Farias e Mikaa
Sábado – 26 de outubro de 2024, das 10h às 17h

Local: Associação de Moradores da Cefer 2 (AMC2) | Bairro Cefer 2 – Porto Alegre (RS)
Inscrições Gratuitas
Recomendação Etária: 14 anos

Mais Informações

www.festivalporongos.com

https://www.instagram.com/festivalporongos

festivalporongos@gmail.com


Da Redação