Comissão aprova pagamento de valor adicional na bolsa estudantil para mães chefes de família

Comissão aprova pagamento de valor adicional na bolsa estudantil para mães chefes de família

Da Agência Câmara de Notícias

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Deputada Jack Rocha, relatora da proposta

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou proposta prevendo acréscimo de 50% no valor da bolsa estudantil recebida pela aluna provedora de família monoparental. 

Além disso, a proposta estabelece que a aluna mãe solo terá prioridade na oferta de vagas em creches públicas. 

O texto aprovado é o substitutivo  da relatora, deputada Jack Rocha (PT-ES), ao Projeto de Lei 794/23, da deputada Dandara (PT-MG). 

Adaptação pontual
A autora propôs a inclusão da medida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), para garantir que mães solo tenham acesso e permanência nas instituições de ensino sem que com isso se sobrecarreguem com jornadas triplas ou até mesmo quádruplas de trabalho.

A relatora concorda com a medida, mas discorda de que a LDB seja a norma mais adequada para inserir a medida, preferindo propor uma lei autônoma. 

Jack Rocha ressalta que se trata de uma adaptação pontual de programas que já existem. “São as bolsas já existentes, destinadas a alunas nas mais variadas situações, que serão aumentadas no caso muito específico de serem elas provedoras de famílias monoparentais”, explicou.  

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Source: camara.leg.br

Da Redação