Band RS Cancela Programa Hora Israelita por ‘Discurso de Ódio’ contra os palestinos
Decisão aconteceu após comentarista chamar palestinos de ‘animais’ e pregar seu extermínio
A rádio Band RS, emissora de Porto Alegre, retirou de sua grade de programação o programa Hora Israelita, que estava no ar há 77 anos. A decisão ocorreu após uma denúncia envolvendo uma das comentaristas do programa, Deborah Srour.
Em duas edições de outubro, Srour reproduziu um discurso de ódio contra os palestinos. No primeiro deles, ela chamou os palestinos de “animais”, afirmando que “não há civis inocentes do lado de Gaza”. Srour também propôs que o exército de Israel fosse “mortífero” em Gaza, sem respeitar qualquer proporcionalidade.
Em um vídeo postado no Facebook, Srour explicou que tudo o que diz é de sua responsabilidade e não da Hora Israelita ou da emissora que transmite o programa. Ela afirmou que ser “sionista” é “uma medalha de honra” e que suas palavras foram tiradas do contexto.
Inicialmente, a Band RS alegou que nada tinha a ver com a Hora Israelita e que a produção era terceirizada. No entanto, em sua nota, a emissora reiterou seu compromisso com a responsabilidade jornalística e os princípios democráticos. A Band RS repudiou qualquer forma de discurso de ódio, preconceito e desinformação.