Futebol feminino dá o troco contra a Espanha e volta à final das Olimpíadas depois de 16 anos
Brasil de Fato
Após um início de competição de resultados fracos, a seleção feminina de futebol teve uma redenção histórica e está classificada para a final dos Jogos Olímpicos de Paris. O Brasil volta a uma final olímpica depois de 16 anos.
O time venceu a semifinal contra a Espanha, atual campeã mundial, por 4 a 2. Na fase de grupos, o Brasil perdeu para a mesma Espanha por 2 a 0.
A decisão da medalha de ouro vai ser contra os EUA, mesmo adversário da final olímpica de 2008, em Pequim. Na ocasião, as americanas venceram por 1 a 0 e ficaram com o ouro. A final deve marcar também a última partida de Marta pela seleção. A craque brasileira não participou das duas últimas partidas por conta da expulsão no primeiro jogo contra a Espanha.
O Brasil teve a melhor atuação da competição até agora. Assim como na partida de quartas de final contra a França, os destaques do time foram a atacante Gabi Portilho e a goleira Lorena.
A seleção comandada por Arthur Elias abriu o placar logo aos 5 minutos, em gol contra de Paredes. Pressionada por Priscila, a goleira Cata Coll tentou se livrar da bola com um chute longo. A bola bateu em Priscila, em Paredes e entrou no gol.
Ao contrário dos outros jogos, em que criou pouco, o Brasil empilhou chances de gol perdidas, enquanto a Espanha pouco produziu. O segundo gol, no entanto, só saiu nos acréscimos do 1º tempo, com Gabi Portilho.
No início da 2ª etapa, o jogo seguiu na mesma toada. O Brasil ampliou aos 25 minutos com Adriana. A partir daí, a pressão espanhola aumentou e o time brasileiro passou apuros. Paruello marcou o primeiro gol espanhol aos 39, com cabeceio que encobriu Lorena e Duda. A pressão seguiu, mas a defesa e Lorena seguraram as finalizações europeias.
No início dos acréscimos, a defesa espanhola cometeu mais um erro de saída de bola e Kerolin aproveitou. Com mais 15 minutos de jogo após os 90 minutos, a Espanha ainda conseguiu marcar mais um, aos 56.
Outros destaques
O vôlei feminino confirmou o favoritismo contra a República Dominicana e venceu por 3 sets a 0. Agora, a seleção brasileira pega os EUA na semifinal, em jogo que acontece nesta quinta-feira (8) às 11h.
Já a dupla de vôlei de praia Arthur e Evandro se despediu da competição ao perder nas quartas para os suecos Ahman e Helvig, um dos times mais fortes da atualidade.
No basquete masculino e no handebol feminino, o Brasil jogou as quartas de final contra times favoritos a medalhas e acabou derrotado nas duas partidas: contra os EUA no basquete, por 122 a 87, e contra a Noruega no handebol, por 32 a 15.
A terça-feira também contou com a estreia de uma das maiores esperanças de medalhas do país, o canoísta Isaquias Queiroz. Na prova de 500 metros da canoa dupla, Queiroz e Jacky Godmann disputaram duas provas e passaram para as semifinais, que acontecem na quinta-feira (8), às 6h20.
Antes disso, nesta quarta-feira (7), Isaquias e Mateus Nunes disputam a prova individual da canoa 1000 metros. As eliminatórias começam às 6h40. As quartas de final são disputadas no mesmo dia, às 9h40.