Catarinense Beatrice Bento vence concurso Miss Universo Trans Brasil 2024

Brasil de Fato

Uma noite de muito glamour e celebração da diversidade. Assim foi a cerimônia que coroou a catarinense Beatrice Bento como a Miss Universo Trans Brasil 2024, na última segunda-feira (30).

O público, elegante e caloroso, lotou o Teatro da Unisinos em Porto Alegre (RS), para prestigiar as 15 candidatas que representavam dez estados brasileiros. Elas concorreram nas Categorias: Miss Universe Trans Brasil, Miss Curvy Universo Trans Brasil e Miss Ladies Universo Trans Brasil.


Beatrice Bento levou a coroa de Miss Universo Trans Brasil 2024 e Miss Popularidade Trans / Daniel Barros

O maior evento de beleza transgênero do mundo também prestigiou o público, com um espetáculo completo: as candidatas realizaram o tradicional desfile em traje de banho e, em seguida, o de roupa de gala. A premiação se deu após o momento de avaliação da oratória. Até lá, muito suspense e música ao vivo embalaram o público.

Nos discursos, as participantes afirmaram que representam todas as mulheres, não apenas as mulheres trans. Em palavras que comoveram o público, elas se apresentaram e relembraram suas trajetórias de vida, muitas vezes pontuadas por episódios de força e resiliência. Nas falas, as misses apontaram espaços de influência que ocupam para a garantia de direitos e visibilidade, e a exclusão da comunidade trans no mercado de trabalho. Temas como educação e maternidade também foram abordados por elas.


Karen Souza Miss Universe Trans Mato Grosso do Sul 2024 / Daniel Barros

De acordo com Fabiano Biazzon, diretor do evento, “o projeto nasce para promover a visibilidade das mulheres trans e enfrentar uma realidade de preconceitos e discriminação, mostrando que essas mulheres podem ocupar espaços na sociedade. A gente pode trabalhar a quebra desse preconceito através da naturalização desses acontecimentos. A noite de ontem no Teatro Unisinos é um exemplo disso: que nós podemos, sim, ocupar os melhores espaços. Que nós podemos, sim, promover um evento de uma forma igual para toda a sociedade. E que nossa luta é justamente por uma representação de todos os grupos minoritários. Que a gente possa viver nesse caminho, sempre em busca de direitos iguais para todos.”

Segundo Fabiano, foi uma noite memorável – com a ocupação completa do teatro em um evento voltado à comunidade trans. “Uma noite histórica, não só para Porto Alegre, mas para toda a comunidade. É uma nova realidade”, comemora.


Beatrice Bento no desfile de traje de gala / Daniel Barros

Miss Universe Trans Brasil

O Miss Universe Trans Brasil é um dos concursos de beleza transgênero mais importantes do país, e “destaca-se por seu compromisso com a diversidade, inclusão e visibilidade trans. O concurso celebra a beleza em todas as suas formas. Suas vencedoras representam o Brasil em competições internacionais, sendo vozes ativas na promoção de causas contra o preconceito e discriminação”, diz a organização. 

Fabiano Biazzon pontua que levar o nome do RS para o mundo é algo muito importante. “O que nos dá mais orgulho hoje é ser gaúchos e estar à frente de um projeto onde somos pioneiros. O estado do RS vem fazendo uma grande diferença que contribui não só para o Brasil, mas também para o mundo. É um grande motivo de orgulho que nós, gaúchos, num momento de tantas dificuldades e limitações, mostramos que é possível fazer um evento como este, trazendo muitos visitantes, ocupando um teatro com representantes de diversos lugares do Brasil”, completa.

Na ocasião, também foi coroada a atriz, modelo, rainha de bateria e empresária, Thalita Zampirolli, como embaixadora do projeto. Ela veio diretamente de Boston para a cerimônia e a partir de agora, junto com as Misses, será uma representante do evento – para levar o nome do concurso pra todo o mundo, divulgando, promovendo e estando à frente de ações e campanhas que possam pregar o fim da discriminação e do preconceito que existe hoje contra a comunidade trans.

A grande vencedora da noite foi Beatrice Bento, de Santa Catarina, que recebeu a coroa das mãos de Luana Isabelly – brasileira, gaúcha e vencedora do Miss Universe Trans 2023. As outras duas finalistas na categoria foram Stephany Vilaça – do Amazonas e Maria Fernanda Vieira, do Rio Grande do Sul. Beatrice ainda levou o título de Miss Popularidade Trans, do evento.


Marcia Di Paula foi coroada na categoria Ladies / Daniel Barros

Na categoria Ladies, Marcia Di Paula foi a grande coroada e na categoria Curvy, o prêmio ficou com Kamilly Bitencourt, ambas do Rio Grande do Sul. O trio representará o país no concurso mundial, em novembro, na Índia.


Kamilly Bitencourt foi a vencedora na categoria Curvy / Daniel Barros

O evento na íntegra pode ser assistido no Canal do YouTube do Miss Universe Trans 2024.

Da Redação