Em Pernambuco, crianças cuidam de horta comunitária na escola e aprendem caminho do alimento saudável
Brasil de Fato
No mês em que se celebra as crianças e a alimentação, uma iniciativa pernambucana ganha destaque ao promover o direito à comida saudável nas escolas públicas. No bairro de Oitenta, em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, a horta comunitária da Escola Municipal 19 de Abril não só abastece a merenda escolar, como também ensina os pequenos sobre alimentação e sustentabilidade.
Pelo menos uma vez por semana, os alunos colocam a mão na terra para cuidar de uma horta. Essa edição do Bem Viver, programa do Brasil de Fato, mostra como os alimentos que eles plantam vão parar no prato da alimentação escolar.
A horta tem produzido bastante. É possível encontrar no local alface, tomate, cenoura e até berinjela. O cuidado com a terra já entrou na rotina escolar dos pequenos.
“Eles têm uma escala semanal de passar na horta, cuidar da terra, e quando colhem, eles já têm a prática de levar para a cozinha da escola, onde tem um dia na semana específico para que seja feita a aula de culinárias com o alimento que eles mesmos colheram”, explica Vandisa Quadros, diretora da escola.
A lição aqui é simples: é brincando que se aprende a cuidar do meio ambiente. Os aprendizados vão desde a compreensão do tempo que um alimento leva para brotar, até o preparo de uma refeição utilizando tudo que eles colheram bem ali, no quintal da escola.
A 19 abril está situada na Área de Preservação Ambiental Aldeia-Beberibe, que tem sido alvo de debates permanentes após a decisão do governo federal e do Exército de construírem a Escola de Sargentos na área. O tema tem mobilizado ativistas locais pela defesa do território e do meio ambiente. Na escola, as crianças já desenvolvem a percepção sobre a importância de preservar a área.
“Nós passamos a valorizar o conhecimento para as crianças de que, da terra, tudo se produz. Elas aprendem que, através da terra, conseguem tirar todo o sustento para torná-las crianças saudáveis na parte física, emocional e acadêmica, porque a criança bem alimentada desenvolve potenciais para um bom desenvolvimento”, explicou Isabel Esteves, da ONG Giral, voluntária na escola e supervisora da horta.
A experiência da Escola 19 de abril foi parar na edição mais recente do Prato Firmeza. No livro, o coletivo Tejucupapos conta a história da horta como um exemplo de estímulo à alimentação saudável, ao cuidado com a natureza e à manutenção do vínculo das crianças com a terra.
A meta agora é implantar no quintal um Sistema Agroflorestal, garantindo assim a diversidade da plantação e ajudando a abastecer também o bairro com mais alimentos saudáveis.
E tem mais…
O Bem Viver celebra a Semana Mundial da Alimentação.
Brasil tira milhões da fome, mas como fazer isso sem veneno e com agroecologia
Círio de Nazaré: o momento que Belém cheira a maniçoba, tucupi, tacacá e muito mais.
E, claro, que não pode faltar receita! Gema Soto ensina um delicioso risoto de abóbora com arroz que sobrou na geladeira.
Quando e onde assistir?
No YouTube do Brasil de Fato todo sábado às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui.
Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.
Na TV Brasil (EBC), sexta-feira às 6h30.
Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.
Na TVCom Maceió: sábado às 10h30, com reprise domingo às 10h, no canal 12 da NET.
Na TV Floripa: sábado às 13h30, reprises ao longo da programação, no canal 12 da NET.
Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h, no canal 40 UHF digital.
Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET.
TV UFMA Maranhão: quinta-feira às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17.
Sintonize
No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.
O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, iTunes, Pocket Casts e Deezer.