Pesquisas: a 7 dias da eleição, veja como está a disputa pelo segundo turno nas capitais
Brasil de Fato
No próximo domingo (27), acontece o segundo turno das eleições municipais de 2024 e eleitores de 15 capitais brasileiras irão às urnas para escolher quem será o prefeito de suas cidades nos próximos quatro anos.
Progressistas estão envolvidos na disputa em apenas cinco capitais: São Paulo (SP), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Foraleza (CE) e Cuiabá (MT). Nas demais, o cenário é dominado por partidos da direita ou extrema direita, em especial do chamado “centrão”.
O Brasil de Fato fez um levantamento sobre as pesquisas divulgadas nesta semana nas 15 capitais, pelos insitutos Quaest, Datafolha, AtlasIntel, Paraná Pesquisas e Real Time Big Data. Apenas em Porto Velho (RO) não houve registro de pesquisa.
Confira o cenário:
São Paulo (SP)
Das corridas eleitorais pelas prefeituras de capitais protagonizadas por candidaturas progressistas, São Paulo é a que tem recebido maior atenção da opinião pública. As pesquisas para segundo turno divulgadas até o momento indicam a vitória do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) sobre Guilherme Boulos (Psol).
Apesar do apagão que mais uma vez tomou conta de São Paulo no dia 12 de outubro deste ano, o eleitor parece disposto a reeleger Nunes. Pesquisa da Quaest divulgada na última quarta-feira (16) mostra o atual prefeito com 45% das intenções de voto, contra 33% de Boulos.
No dia seguinte, quinta-feira (17), o Datafolha mostrou uma queda de Nunes, em relação à pesquisa do instituto de 10 de outubro. No primeiro levantamento, o prefeito somava 55%. No segundo, 51%. Em ambos, Boulos aparece com 33%.
Fortaleza (CE)
Em Fortaleza, uma das duas capitais em que PT e PL se enfrentam, o resultado é imprevisível. As três pesquisas com projeção para o segundo turno, divulgadas por Real Time Big Data, AtlasIntel e Paraná Pesquisas, mostram André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) empatados tecnicamente.
No levantamento da Real Time Big Data, Leitão e Fernandes somam os mesmos 45%. Na pesquisa da AtlasIntel e Paraná Pesquisas, vantagem pequena para o candidato do PL, dentro da margem de erro: 47% x 44% e 48 x 43, respectivamente.
Cuiabá (MT)
Na capital do Mato Grosso, ocorre o segundo enfrentamento direto entre PT e PL. Nas duas pesquisas divulgadas na semana passada, por AtlasIntel e Quaest, o cenário é de absoluto equilíbrio, com vantagem discreta para Abílio Brunini (PL), em relação a Lúdio Cabral (PT).
No levantamento da AtlasIntel, Brunini soma 52,4% das intenções de voto e Cabral tem 45,6%. A pesquisa da Quaest, divulgada dois dias depois, traz o candidato do PL com um índice mais baixo, 44%, e o petista mais próximo da liderança, com 41%.
Natal (RN)
Em Natal (RN), Natália Bonavides (PT) segue em ascensão. Ela chegou a aparecer em quarto lugar nas pesquisas para a prefeitura local no primeiro turno e conseguiu chegar em segundo, forçando a realização do segundo turno contra Paulinho Freire (UB).
Agora, Freire aparece com vantagem, segundo as pesquisas da AtlasIntel, Quaest e Paraná Pesquisas. Nos três levantamentos, o candidato do União Brasil soma 52%, 45% e 50%, respectivamente.
Bonavides, que alcançou 28,45% dos votos no primeiro turno, deve ter um importante crescimento no segundo turno, segundo as mesmas pesquisas. No levantamento da AtlasIntel, a petista soma 45%; na Quaest, 39%; e no Paraná Pesquisas, 38%.
Porto Alegre (RS)
Maria do Rosário (PT) enfrenta um cenário complexo em Porto Alegre. Seu adversário, o atual prefeito Sebastião Mello (MDB), terminou o primeiro turno com 49,7% dos votos. Índice que quase evitou o segundo turno.
As pesquisas até aqui indicam que, no dia 27 de outubro, os porto-alegrenses devem reeleger Mello. No levantamento da Quaest, o atual prefeito soma 52% das intenções de voto, contra 30% de Rosário. Dados similares ao levantamento da Real Time Big Data, que coloca o candidato do MDB à frente, com 53%, contra 43% da petista.
Por fim, a Paraná Pesquisas confirmou a tendência das outras duas pesquisas e cravou a reeleição de Mello com 56% das intenções de voto. Rosário, foi citada por 33% dos entrevistados.
Belo Horizonte (MG)
Na capital mineira, não há candidaturas de partidos à esquerda, mas o voto progressista pode dar a vitória ao atual prefeito, Fuad Noman (PSD). Com a ausência de Duda Salabert (PDT) e Rogério Correa (PT) no segundo turno, os esquerdistas se uniram para tentar evitar a consagração do bolsonarista Bruno Engler (PL).
Dos três levantamentos da última semana, dois indicam empate técnico entre Engler e Noman. A Paraná Pesquisas mostra o candidato do PL com 45% das intenções de voto, contra 44% do atual prefeito.
Na pesquisa da Real Time Big Data, Engler soma 46% e Noman, logo atrás, está com 45%. Somente no levantamento da Quaest há uma diferença em favor do bolsonarista, que tem 46%. O candidato do PSD soma apenas 37%.
Belém (PA)
Candidato apoiado pela família Barbalho, Igor Normando (MDB) aparece 25 pontos à frente de Éder Mauro (PL), na corrida eleitoral pela prefeitura de Belém.
Levantamento da Real Time Big Data mostra Normando com 60% das intenções de voto, contra apenas 35% de Mauro, candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Aracaju (SE)
A bolsonarista Emília Correa (PL) pode vencer a disputa pela prefeitura de Aracaju no próximo domingo. É o que mostra a pesquisa da Paraná Pesquisas, que a coloca na liderança, com 53% das intenções de voto, contra 36% de seu adversário, Luiz Roberto (PDT).
Campo Grande (MS)
Duas mulheres duelam pela prefeitura da capital do Mato Grosso do Sul. Adriane Lopes (PP) aparece à frente, com uma tímida vantagem, deixando para trás Rose Modesto (UB), que liderou a disputa durante todo o ano.
No levantamento da Paraná Pesquisas, Lopes soma 48% das intenções de voto, contra 41% de Modesto. Na Quaest, mais uma vantagem da candidata do PP, que soma 42%, contra 38% de sua adversária.
Curitiba (PR)
Eduardo Pimentel (PSB) parece que conseguirá segurar o ímpeto de Cristina Graeml (PMB), candidata da extrema direita curitibana que foi a grande surpresa do primeiro turno na capital paranaense.
Levantamento da AltasIntel mostra Pimentel à frente, com 49% das intenções de voto. Graeml soma 44%.
Goiânia (GO)
Surpresa no segundo turno, Fred Rodrigues (PL) parece sucumbir à influência política do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), padrinho da candidatura de seu adversário, Sandro Mabel (UB).
Os levantamentos divulgados nesta semana, sobre a corrida eleitoral pela prefeitura de Goiânia mostram Mabel com vantagem discreta. Na pesquisa da AtlasIntel, o candidato de Caiado soma 51%, contra 45% de seu adversário, empatados no limite da margem de erro.
Na pesquisa da Real Time Big Data, mais um empate técnico. Mabel soma 50% da intenções de voto, e Rodrigues, 45%.
João Pessoa (PB)
Favorito para vencer a eleição pela Prefeitura de João Pessoa ainda no primeiro turno, Cícero Lucena (PP) tem vida confortável no segundo. A pesquisa da Quaest divulgada nesta semana o coloca com 58% das intenções de voto, 27 pontos à frente de seu adversário, Marcelo Queiroga (PL), que soma 31%.
Manaus (AM)
A pesquisa da AtlasIntel mostra um equilíbrio absoluto entre Alberto Neto (PL) e o atual prefeito David Almeida (Avante), que somam 49% e 48% das intenções de voto, respectivamente, na corrida eleitoral pela prefeitura amazonense.
Palmas (TO)
Após liderar a corrida eleitoral desde o princípio, Janad Valcari (PL) aparece atrás de Eduardo Siqueira (Podemos) nos dois levantamentos divulgados nesta semana, por Quaest e Paraná Pesquisas.
Em ambas pesquisas, o empate técnico está estabelecido. Porém, Siqueira construiu uma miníma vantagem. No levantamento da Quaest, o candidato do Podemos soma 47%, contra 43% de Valcari.
No levantamento da Paraná Pesquisas, Siqueira aparece com os mesmos 47%, mas Valcari sobe 1%, chegando em 44%.