Semana Urbana de Arte seleciona obras a serem projetadas em prédios históricos do Recife
Brasil de Fato
A Semana Urbana de Arte (SUA) está com seleção aberta, até esta terça-feira (28), para artes impressas de coletivos ou artistas individuais a serem projetadas nos casarios históricos da rua da Aurora, no centro do Recife (PE). São aceitas serigrafias, colagem, xilogravuras e outras técnicas e formatos de arte impressa. As inscrições devem ser feitas por meio deste formulário.
Apenas seis obras serão escolhidas. Cada artista selecionado receberá R$ 500 como premiação. A intenção é garantir obras de autores de fora da Região Metropolitana. O resultado da seleção será divulgado no dia 11 de novembro. As projeções acontecem nos dias 22, 23 e 24 do mesmo mês.
A proposta é “transformar a rua da Aurora num palco de arte pública”, democratizando o acesso às artes visuais, levando-as para fora dos museus e galerias. “Ao levar arte para o espaço público, permitimos que todos possam interagir e apreciar obras de grande valor cultural”, diz Priscila Moreira, idealizadora do projeto.
Esta é a primeira edição da SUA. A organizadora garante que serão feitas adequações nos espaços de projeção para permitir o acesso a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Também indica que haverá tradução em Libras e audiodescrição durante as exibições.
O projeto é financiado com recursos públicos federais, através da Lei Paulo Gustavo, e foi selecionado pela Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco.