Nascidos em julho e agosto podem sacar abono salarial em junho; valor fica disponível a partir do dia 17

Brasil de Fato

O PIS e o Pasep, dois abonos anuais pagos pelo governo, vão estar disponíveis a partir de 17 de junho para quem nasceu em julho e agosto.

No caso do PIS, que é pago para os trabalhadores vinculados ao Programa de Integração Social, o depósito é feito pela Caixa Econômica Federal. O valor cai na conta corrente ou poupança para quem é cliente do banco e, no caso de quem não é, numa conta digital. 

Já o abono salarial Pasep é pago para servidores públicos ou trabalhadores de empresas estatais. O dinheiro é depositado pela Banco do Brasil. Se preferir, o beneficiário pode transferir o valor por TED para qualquer conta de mesma titularidade em outros bancos. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 08007290001. 

Qual o valor a ser recebido? 

O ano base do abono pago agora é 2022. O que vai determinar o valor a receber é o tempo que a pessoa trabalhou com carteira assinada neste ano base. Lembrando que aqueles que têm acesso ao benefício são os trabalhadores com remuneração média de até dois salários mínimos. 

Se a pessoa trabalhou durante os 12 meses de 2022, vai receber o valor integral, correspondente a um salário mínimo, ou seja, R$ 1.412. Se trabalhou, por exemplo, por quatro meses, vai receber o equivalente a 4/12 deste valor, e assim por diante.  

Para consultar o valor a ser recebido, basta entrar na Carteira de Trabalho Digital ou no portal https://www.gov.br/

O governo federal estima que cerca de 24,5 milhões de trabalhadores receberão o abono salarial em 2024, somando um montante de R$23,9 bilhões. 

Novidades do PIS/Pasep 2024 

Entre as mudanças deste ano, está a unificação do calendário dos abonos. Antes, os servidores públicos recebiam o Pasep de acordo com o dígito final do número de inscrição. Agora, todos recebem de acordo com o mês de nascimento. (Confira abaixo o calendário).

A outra alteração é que por conta da tragédia climática no Rio Grande do Sul, todos os beneficiários que moram no estado tiveram o pagamento antecipado para o último 15 de maio. No restante do país o cronograma seguiu igual.  

Calendário 

Nascidos em julho e agosto – recebem a partir de 17 de junho 

Nascidos em setembro e outubro – recebem a partir de 15 de julho 

Nascidos em novembro e dezembro – recebem a partir de 15 de agosto 

Da Redação