Comissão Pastoral da Terra lança relatório sobre conflitos no campo na Bahia

Brasil de Fato

A Comissão Pastoral da Terra Regional Bahia (CPT-BA) realiza o lançamento do relatório “Conflitos no Campo Brasil 2023”, no próximo dia 31, às 14h, no Auditório da Ordem dos Advogados/as do Brasil (OAB), em Salvador.

Em 2023, foram registrados 2.203 conflitos no campo no Brasil. Destes, 249 aconteceram na Bahia, estado que ocupou o primeiro lugar no número de ocorrências. As principais vítimas foram pessoas sem terra, quilombolas e indígenas.

O evento contará com a apresentação dos dados relativos à Bahia e ao Brasil e os comentários de Jean Marc van der Weid, economista agrícola e ambientalista, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes – UNE (1969-1971), co-fundador da AS-PTA – Associação Agricultura Familiar e Agroecologia.

A publicação, elaborada anualmente desde 1985 pelo Centro de Documentação Dom Tomás Balduíno, da CPT, coleta, sistematiza e analisa os dados de conflitos no campo brasileiro.

O lançamento é uma parceria da CPT-BA com a Associação de Advogados/as de Trabalhadores/as Rurais (AATR-BA), o grupo de pesquisa Geografia dos Assentamentos Rurais da Bahia (GeografAR/UFBA) e a Comissão Especial da Reforma Agrária e do Direito Humano à Terra e ao Território da OAB – Salvador.

O evento será transmitido ao vivo no canal do Youtube da CPT-BA.

Da Redação