Curso online vai explicar avanços da China para brasileiros; inscrições estão abertas até o dia 26

Brasil de Fato

O que os muitos avanços da China representam para o Brasil e o mundo? Em que medida o que vemos e lemos na mídia ocidental sobre o gigante asiático e maior parceiro comercial do nosso país correspondente à verdade dos fatos? Para responder estas e outras questões os pesquisadores Diego Pautasso e Isis Paris Maia montaram o curso “Rota da China: Perspectivas Contemporâneas”, com início marcado para este mês.

Pautasso tem pós-doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais, enquanto Isis é historiadora, mestre e doutoranda em Políticas Públicas. Ele foi professor colaborador no Centro de Estudos da América Latina e Caribe na Universidade de Ciência e Tecnologia do Sudoeste (Sichuan/China). Atualmente, ministra disciplinas na UFRGS e PUC Minas. É autor dos livros “China e Rússia no Pós-Guerra Fria” e “A China e a Nova Rota da Seda”.

Isis é coordenadora acadêmica do GeChina-UNB. Sua pesquisa acadêmica inclui a análise dos arranjos governamentais chineses no combate à extrema pobreza e a investigação sobre o impacto do Big Data na governança chinesa.

“Leituras desinformadas e etnocêntricas”

Os dois pretendem “proporcionar um entendimento profundo e acessível sobre a China moderna”. Assim, uniram seus conhecimentos “para criar uma plataforma que ultrapassa as leituras desinformadas e etnocêntricas” sobre o tema.

Segundo a proposta, o curso promete “uma visão abrangente do desenvolvimento chinês, um tema crucial tanto para o Brasil quanto para o cenário global”. Pretende mesclar acessibilidade com aprofundamento acadêmico por meio de um formato de dois meses com aulas quinzenais ao vivo, realizadas online. Os participantes terão acesso a um fórum de debates, material de apoio e suporte contínuo. Gravadas, as aulas estarão disponíveis para que os alunos revisitem o conteúdo durante e após o curso.

Desenvolvimento, mobilidade social e governança digital

Seus quatro eixos principais são: 1) Estratégias do Desenvolvimento Chinês pós-Reforma; 2) Transformações Socioeconômicas e Mobilidade Social; 3) O Estado, Instituições e Governança; 4) Governança Digital e Políticas Públicas.

Destinado a todas os interessados em aprender mais sobre a China contemporânea, o curso não exige formação prévia. As inscrições estão abertas até o dia 26/08/24 através do site www.fiosdechina.com.br e as vagas são limitadas.

Serviço:

Curso: “Rota da China: Perspectivas Contemporâneas”
Quando: Inscrições de 20 a 26 Agosto de 2024
Duração: 2 meses (2 encontros por mês)
Local: Online via Google Meet
Investimento: R$ 350,00


 
 

 

 

Da Redação