Candidatos petistas no Nordeste confirmam força do partido na região em retas finais de eleições
Brasil de Fato
Na reta final das eleições de 2024, candidatos petistas do Nordeste demonstram força e arrancam para o segundo turno em processos que pareciam desfavoráveis em semanas anteriores.
Em Natal (RN), a maior surpresa e uma das grandes histórias das eleições deste ano. Natália Bonavides (PT), que chegou a figurar em quarto lugar nas primeiras pesquisas eleitorais de agosto, apareceu em primeiro no levantamento mais recente da AtlasIntel sobre a corrida eleitoral no município, divulgado na última quarta-feira (25).
Segundo a pesquisa, Bonavides soma 28,4% das intenções de voto, seguida por Paulinho Freire (UB), que tem 27,9%, e Carlos Eduardo (PSD), que chegou aos 27,6%. Pela margem de erro, que é de três pontos percentuais, os três candidatos estão empatados tecnicamente.
Leia Mais: Mulheres lideram pesquisas em apenas 12 dos 103 municípios com possibilidade de segundo turno
Freire e Eduardo disputam o mesmo eleitor de centro e centro-direita na capital do Rio Grande do Norte. Por isso, há um clima de otimismo sobre a ida de Bonavides ao segundo turno.
Na última quinta-feira (26), Fábio Novo (PT) apareceu em primeiro no levantamento do Instituto Credibilidade para a prefeitura de Teresina (PI). À frente de Silvio Mendes (UB), atual prefeito da capital piauiense. O petista soma 50% das intenções de voto e seu principal concorrente figura com 35%.
Os dois têm alternado posições durante os últimos meses, mas a disparada do petista na última semana da eleição deixou apreensiva a campanha de Mendes, que, nesta semana, promete jogar com tudo no debate da TV Globo, que ocorre na próxima quinta-feira (3).
Leia Mais: A uma semana da eleição, saiba quem lidera a corrida eleitoral nos 103 municípios com segundo turno
Em Fortaleza (CE) a trajetória de Evandro Leitão (PT) também chama a atenção. O petista, que já foi quinto colocado nas pesquisas, agora aparece em segundo lugar, com 25%, no levantamento do Datafolha publicado na última quinta, mas tecnicamente empatado na liderança com André Fernandes (PL), que tem 27%.
Evandro Leitão e André Fernandes deixaram para trás o Capitão Wagner (UB), que liderou a corrida eleitoral pela prefeitura de Fortaleza desde o início do ano, mas que, agora, apareceu com apenas 17% das intenções de voto no levantamento do Datafolha.