Real Time aponta cenário indefinido para prefeitura de Fortaleza com Evandro Leitão e André Fernandes empatados

Brasil de Fato

Na reta final da campanha eleitoral, o cenário das eleições municipais segue indefinido em Fortaleza (CE), com disputa acirrada pela primeira colocação nas pequisas. O levantamento mais recente, divulgado nesta quarta-feira (2) pelo instituto Real Time Big Data, mostra Evandro Leitão (PT) com 26% das intenções de voto, empatado tecnicamente com o bolsonarista André Fernandes (PL), que tem 25%.

Em terceiro lugar aparece Capitão Wagner (União) com 19%. O atual prefeito da cidade, José Sarto (PDT), está em quarto lugar, com 16% das intenções de voto. A sondagem foi realizada com 1.000 entrevistados, entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O cenário se repete na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados. Evandro Leitão e André Fernandes seguem empatados tecnicamente, com 14% das intenções cada. 

Simulação de segundo turno

A pesquisa também simulou o segundo turno entre os dois primeiros colocados. De acordo com o Instituto, se a eleição fosse hoje, Evandro Leitão venceria André Fernandes com 43%, enquanto o candidato do PL teria 36%. Nulos e brancos somaram 12%, e 9% não souberam ou não responderam.

Evandro também venceria em um cenário de disputa com o atual prefeito, José Sarto. De acordo com a pesquisa, o petista também ganharia a disputa com 42% das intenções de voto, contra 36% do atual prefeito. Nulos e brancos somaram 12%, e 10% não souberam ou não responderam.

Em uma possível disputa entre os candidatos de direita, André Fernandes e Capitão Wagner, o candidato do União Brasil venceria a disputa com 43%, enquanto o candidato do PL teria 36%. Nulos e brancos somaram 12%, e 9% não souberam ou não responderam.

A pesquisa também trouxe o cenário de um possível segundo turno entre Capitão Wagner e Evandro Leitão. Neste caso, os candidatos estão em empate técnico, dentro da margem de erro, com 41% e 39% das intenções, respectivamente. Nulos e brancos somaram 10%, e 10% não souberam ou não responderam.

O candidato do União Brasil teria vantagem caso a disputa fosse contra o atual chefe do executivo local, com 48% das intenções de voto. Sarto teria 31%. Nulos e brancos somaram 10%, e 11% não souberam ou não responderam.

Já em um cenário entre o atual prefeito, José Sarto, e André Fernandes, um novo empate técnico acontece, com 39% das intenções para cada um. Nulos e brancos somaram 13%, e 9% não souberam ou não responderam.

A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número CE – 00424/2024. O nível de confiança é de 95%.

Confira os números.

Estimulada

Evandro Leitão (PT) – 26%
André Fernandes (PL) – 25%
Capitão Wagner (União Brasil) – 19%
José Sarto (PDT) – 16%
Eduardo Girão (Novo) – 2%
George Lima (Solidariedade) – 1%
Chico Malta (PCB) – 1%
Técio Nunes (PSOL) – 1%
Zé Batista (PSTU) – 1%
Nulos/Brancos – 5%
Não souberam/Não responderam – 3%

Espontânea

Evandro Leitão (PT) – 14%
André Fernandes (PL) – 14%
Capitão Wagner (União Brasil) – 11%
José Sarto (PDT) – 9%
Eduardo Girão (Novo) – 1%
Outros – 3%
Nulos/Brancos – 12%
Não souberam/Não responderam – 36%

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Da Redação