Mais de 155 milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo (6) em todo país
Brasil de Fato
Neste domingo (6), mais de 155 milhões de brasileiros vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores de 5.569 municípios. Os eleitores irão se dirigir a um dos 93.323 locais de votação espalhados por todo o país para escolher dois representantes: um para a prefeitura e outro para a câmara municipal. As seções eleitorais estarão abertas das 8h às 17h (hora de Brasília).
São mais de 463 mil candidatos e candidatas nesta eleição municipal. Na cabine de votação, o eleitor deve digitar primeiro o número do candidato a vereador, com cinco dígitos. Em seguida, digitar o número do candidato à prefeitura, com dois dígitos.
Os resultados começam a ser contabilizados logo após o fechamento das urnas, às 17h. Eleitores podem acompanhar a apuração dos votos em tempo real por meio da página de Resultados da Justiça Eleitoral. A contagem dos votos também pode ser conferida pelos aplicativos Resultados e Boletim na Mão, disponíveis na Google Play e na App Store.
Nas cidades com mais de 200 mil eleitores onde o pleito não for resolvido no primeiro turno, os eleitores voltarão aos locais de votação em 27 de outubro. Em 2024, o segundo turno pode ocorrer em 103 municípios.
Onde votar
Para quem ainda não tem certeza do local de votação e não baixou o aplicativo e-Título, o site oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode ajudar nessa dúvida. Mesmo quem não tem acesso ao título de eleitor pode fazer a busca.
Além do número do documento eleitoral, é possível usar o sistema digitando o nome completo ou o número do CPF. Basta procurar pela opção “Onde votar”.
Transporte gratuito
Pelo menos 19 capitais terão passe livre nos transportes públicos. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o poder público tem o dever de fornecer o serviço gratuitamente nos dias de eleições.
Cada município definiu a sua forma de implementação da gratuidade, alguns com limitação de horário, outros optaram por restringir o público-alvo e há também os que pedem a apresentação de documentos.
Das dez maiores capitais, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus e Curitiba adotaram o passe livre para os eleitores. Os estados do Espírito Santo, Paraíba e Rio Grande do Norte garantiram que o transporte coletivo não terá tarifa nos municípios.
Ausência
Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e no segundo turnos das eleições municipais não poderão votar e devem apresentar justificativa. Eles terão prazo de 60 dias para justificar a ausência deste domingo (6).
No Brasil, o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos, sendo facultativo para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos.
A justificativa de ausência pode ser feita no dia da eleição por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral ou nos locais de votação, em pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs).
Também é possível justificar após as eleições. A data limite para a ausência no primeiro turno é 5 de dezembro de 2024. No segundo turno, o prazo termina em 7 de janeiro de 2025.