Atos em todo o país celebram o Dia Mundial da Alimentação nesta quarta-feira (16); veja programações
Brasil de Fato
Uma série de atividades do governo federal e da sociedade civil serão realizadas pelo país nesta quarta-feira (16) em celebração ao Dia Mundial da Alimentação. Todo ano, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea) realiza o chamado “banquetaço” que é uma ação coletiva, protagonizada por um conjunto de militantes de movimentos populares, sociais, ativistas, nutricionistas e cozinheiros que lutam contra a fome e o desperdício de alimentos.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e o Ministério da Secretaria-Geral da Presidência da República farão uma cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (Alimento no Prato) e do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo). O evento ocorre às 9h30 desta quarta-feira (16) no Palácio do Planalto.
No Armazém do Campo do Distrito Federal, em Brasília, serão exibidos três curtas-metragens, dois deles inéditos sobre o assunto. A exibição dos filmes será acompanhada de debates com a presença de Elisabetta Recine, presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea); Anderson Amaro, dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) Brasil, Ana Maria Maya, especialista no Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Instituto de Defesa de Consumidores (Idec), Pedro Biondi, assessor de Comunicação na FIAN Brasil, e Nayara Côrtes Rocha, nutricionista pela Universidade Federal de Goiás.
O Consea de Minas Gerais realiza o seu banquetaço das 11h às 16h, embaixo do viaduto Santa Tereza, no centro da capital mineira, com uma das pautas o fortalecimento do Consea. Sendo uma atividade de denúncia, de solidariedade e de conscientização, o evento busca abarcar a produção dos alimentos, a educação gastronômica para a escolha dos ingredientes, as técnicas de preparo e a promoção da conscientização para o uso dos resíduos.
Em Salvador, a partir das 9h, ocorre o evento “Direito à alimentação para uma vida melhor e um futuro melhor”, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Promovido pelo Conselho Regional de Nutrição da Bahia e de Sergipe, através da Comissão de Relações Institucionais e Governamentais, serão realizadas discussões sobre a fome e o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Para participar, é necessário fazer a sua inscrição.
Em Campina Grande, na Paraíba, ocorre a Feira Regional Agroecológica na Praça da Bandeira, das 7h às 12h. Organizada pela Articulação do Semiárido Paraibano, em parceria com o Núcleo de Extensão Rural (NERA/UEPB) e a Universidade Estadual da Paraíba, a feira reunirá 80 agricultoras e agricultores familiares de territórios do semiárido paraibano, que oferecerão alimentos totalmente livres de agrotóxicos, além de uma programação cultural.
Em Florianópolis, o Núcleo SC da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável fará um evento na Tenda dos Ultraprocessados na Feirinha da UFSC Trindade, das 9h às 13h. Haverá uma conversa sobre a classificação dos alimentos segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, que completa 10 anos em 2024. O Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar da UFSC também estará presente divulgando a experiência das Células de Consumo Responsável.
Confira outros eventos:
São Paulo (SP)
16/10 – Ato pela soberania alimentar – Escadaria do Teatro Municipal – 14h30
16/10 – Palestra e debate no Centro de Pesquisa e Formação do SESC – Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar – 15h
16/10 – Noite de autógrafos na Livraria da Travessa de Pinheiros – Rua dos Pinheiros, 513 – 18h
Rio de Janeiro (RJ)
17/10 – Noite de autógrafos na livraria Janela – Rua Maria Angélica, 171, Jardim Botânico – às 19h
18/10 – Debate com as participações das chefs Teresa Corção, Dida Nascimento, e Paula Johns, da ACT Promoção da Saúde, no Centro Cultural da PGE-RJ – Rua 1º de Março, 1, Centro – das 10h às 12h. Inscrições em https://bit.ly/InscricoesEventoPGE
19/10 – Roda de conversa com Thiago Nasser na sede da Junta Local – Rua do Mercado, 35, Centro – às 10h
Catalão (GO)
16 a 18/10 – Feira Camponesa da Agrobiodiversidade – Seminário Estadual de Sementes Crioulas – Universidade Federal de Catalão
Histórico da Data
Na mesma ocasião do surgimento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em 1981, foi instituído o Dia Mundial da Alimentação. A data busca ensejar uma reflexão sobre a importância dos alimentos e da garantia de segurança alimentar e nutricional ao redor do mundo, na perspectiva de uma alimentação saudável, acessível e de qualidade.
Desde a sua criação, o dia fomenta eventos sobre o tema em ao menos 150 países e, a cada ano, a ONU seleciona um tema para guiar as reflexões, de modo a conscientizar sobre a importância de que todos tenham acesso a alimentos suficientes, seguros, diversificados e nutritivos.
Este ano, o tema escolhido é “direito aos alimentos para um futuro e uma vida melhores”. No Brasil, a FAO elenca como maiores desafios alimentares a contaminação, a pouca diversidade, a perda e o desperdício de alimentos.