Saiba como vai funcionar o primeiro debate de candidatos à Prefeitura de São Paulo

Brasil de Fato

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo participam do primeiro debate da corrida eleitoral, nesta quinta-feira (8), às 22h15, na Band. O evento será transmitido ao vivo pelo canal de TV e pelas plataformas digitais Band.com.br e Bandplay. 

Participarão os cinco primeiro colocados nas pesquisas de intenção de voto: Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB). 

O debate será dividido em três blocos. No primeiro, os candidatos deverão responder a uma pergunta feita pela equipe do veículo de comunicação, seguindo a ordem sorteada em reunião com os partidos: Ricardo Nunes, Pablo Marçal, Tabata Amaral, José Luiz Datena e Guilherme Boulos. 

Em seguida, é feito o confronto direto entre os prefeitáveis. Nessa fase, o político escolhe a quem direcionar a pergunta e tem um minuto para fazê-la. Da mesma forma, é contabilizado um minuto para a resposta. Nesta etapa, a ordem é: Pablo Marçal e seguindo com Guilherme Boulos, José Luiz Datena, Ricardo Nunes e Tabata Amaral. 

No segundo bloco, os jornalistas da Band escolhem para quem direcionar uma pergunta. Aqui, serão dois minutos para a resposta, um minuto para o comentário e um minuto para a réplica. 

No terceiro, haverá um novo embate direto entre os candidatos. Aqui, todos perguntam e cada um tem um minuto para a pergunta e um minuto para a réplica. A terceira fase respeitará a seguinte sequência: Pablo Marçal, Tabata Amaral, Ricardo Nunes, Guilherme Boulos e José Luiz Datena. 

Por fim, cada candidato terá dois minutos para falar sobre um tema escolhido como prioridade pelos eleitores, segundo dados da Sala Digital, que reúne informações de buscas do Google desde o início do debate. Esse será usado na seguinte ordem: Guilherme Boulos, José Luiz Datena, Tabata Amaral, Pablo Marçal e Ricardo Nunes.  

Todos os candidatos terão direito de resposta em caso de ofensa moral e pessoal. O pedido será submetido a um comitê de avaliação formado por dois jornalistas e um advogado. Se o direito for aceito, serão concedidos 45 segundos. 

Segundo Fernando Mitre, diretor Nacional de Jornalismo do Grupo Bandeirantes de Comunicação, “as regras acertadas com os partidos vão garantir um debate muito eficiente, bastante movimentado, altamente televisivo, que terá todas as condições para dar ao eleitor as informações que ele precisa para fazer suas escolhas”. 

Da Redação