Deep fake com Pedro Bial irrita o jornalista que acusa a meta de cumplicidade com o crime
Por Flávio Rezende, editor do Blog
Circula na internet um vídeo mal feito com deep fake (falsificação da imagem) tendo o jornalista da Globo, Pedro Bial como garoto propaganda de um remédio contra a calvície.
O vídeo irritou Bial que gravou em suas redes sociais uma manifestação em que acusa a Meta (dona do Facebbok e do Instragram) de “cumplicidade nesse crime de falsificação, fraude e charlatanismo”.
Como o próprio jornalista ressaltou a fraude não é nem bem feita, porém engana muita gente. Ele também lembrou que outras personalidades também são vítimas desses crime como por exemplo o Dr. Drauzio Varella, o que segundo Bial é também um crime contra a saúde pública.
Nossa opinião sobre o caso
A justiça é lenta e há o perigo de censura na regulação da internet, porém algo precisa ser feito para acelerar o processo de punição contra quem comete crimes cibernéticos e a regulamentação da internet vai ficando cada vez mais indispensável para no mínimo dar a devida punição a quem usa de forma indevida a imagem dos outros para fins ideológicos ou para ganhar dinheiro de forma fraudulenta.