Junho registra 471 casos de violência contra idosos no Distrito Federal
Brasil de Fato
Foram registradas 471 ocorrências policiais envolvendo crimes de violência contra idosos no Distrito Federal. Os casos foram apurados pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) durante o mês de junho, na Operação Virtude. A ação teve como objetivo combater crimes de violência contra idosos no DF e nos 26 estados do Brasil.
Também foram instaurados 119 inquéritos policiais, com atendimento a 778 vítimas e seis presos em flagrante delito em todo o DF. Ainda segundo a Polícia Civil, também foram realizados 14 exames de lesão corporal.
A operação foi coordenada pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP). Segundo a pasta, em toda federação, foram atendidas 24.914 vítimas e foram presos 480 suspeitos, entre os dias 10 de junho e 11 de julho.
Todas as denúncias foram feitas via Disque 100 – Disque Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), além de outros canais de atendimento. Em todo Brasil, foram registrados 11.621 mil boletins de ocorrências registrados e instaurados 17.823 procedimentos policiais.
De acordo com o coordenador da Operação Virtude, Anderson Dutra Tebaldi, os números revelam a necessidade da intensificação de ações voltadas ao combate da violência contra idosos. “É necessário responsabilizar aqueles que cometem os crimes e garantir a integridade física e psicológica da população idoso”, disse.