Eleições 2024: saiba qual a ordem de votação na urna
Brasil de Fato
Neste domingo (6) de eleições municipais, o primeiro voto a ser registrado na urna eletrônica é para vereador. O eleitor pode levar uma “colinha” com os números anotados. Depois de apertar os cinco dígitos do candidato à câmara municipal, aparecerá na urna a tela de registro do voto para o cargo de prefeito. São apenas dois dígitos. A votação terá início às 8h (horário de Brasília) e será encerrada às 17h.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta que sejam conferidos o número, as fotos, os nomes do candidato e do vice e a sigla do partido. Se as informações estiverem corretas, é só clicar no botão “Confirma”. Após votar para prefeito, aparecerá na tela da urna a palavra “FIM”.
Voto de legenda
Na eleição para a câmara municipal, é possível votar apenas no partido político, o chamado voto de legenda. Dos cinco dígitos que compõem o número do candidato, os dois primeiros correspondem ao partido político e os três seguintes são os que identificam o candidato.
Se o eleitor quiser votar apenas na legenda, após informar o número do partido, é só apertar o botão “Confirma”.
‘Colinha’ liberada
A Justiça Eleitoral incentiva que o eleitor leve para a cabine de votação uma anotação, pessoal e individual, com os números das candidaturas em que pretende votar.
“O uso da popular “colinha” é uma prática reconhecida, aceita e estimulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio de diversas orientações gerais para os pleitos, até mesmo em materiais educativos e informativos”, destaca o tribunal.
Ao se dirigir à cabine de votação, no entanto, é proibido portar telefone celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, ainda que desligados.
Eleições 2024
As eleições deste mês de outubro envolverão eleitores de praticamente todo o Brasil. As duas únicas exceções são os moradores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, que não têm prefeitos e vereadores.
Nas cidades com mais de 200 mil eleitores onde o pleito não for resolvido no primeiro turno, os eleitores voltarão aos locais de votação em 27 de outubro.