‘Língua Lâmina’: projeto focado na criatividade feminina promove atividades gratuitas em Porto Alegre
Brasil de Fato
O projeto Língua Lâmina: A Palavra Descentralizada chega à reta final em outubro, com uma série de apresentações gratuitas em Porto Alegre (RS). Desde maio de 2024, a iniciativa tem promovido ações focadas na criatividade feminina, oferecendo oficinas de escrita criativa voltadas à poesia erótica e sensorial, além de oficinas teatrais.
O ponto de partida do projeto é o espetáculo literário-teatral Língua Lâmina, inspirado nas palavras de Gilka Machado, pioneira da poesia erótica no Brasil. Desde sua montagem, em 2020, o espetáculo vem sendo apresentado em diferentes formatos, aliado a uma pesquisa bibliográfica contínua sobre a obra de Gilka e outras escritoras que romperam com as normas literárias de suas épocas.
Um dos principais destaques do projeto é a oficina de Iniciação Teatral para Mulheres 50+, intitulada Corpo Labareda, que teve início em agosto de 2024. Sob a orientação de Jacqueline Pinzon e Lorena Sanchez, a oficina criou um espaço de desenvolvimento pessoal e artístico, onde as participantes, através de exercícios e ensaios, puderam expressar suas emoções, compartilhar experiências e fortalecer a autoconfiança.
O processo envolveu o despertar sensorial e o reconhecimento da força presente nas trajetórias dessas mulheres, que trouxeram ao palco suas vozes e corpos maduros, revelando seu potencial artístico, erótico e feminista.
Como resultado desse trabalho, será realizada a Mostra de Processo da Oficina de Iniciação Teatral para Mulheres 50+, sob direção de Jacqueline Pinzon e produção de Lorena Sanchez (La Lola Produtora). Durante a mostra, também serão apresentados textos produzidos na oficina de escrita criativa Palavra Nua, com foco erótico, orientada por Ana Dos Santos. A programação incluirá um bate-papo ao final de cada apresentação, celebrando a força e expressão artística das mulheres participantes.
As apresentações acontecem em três datas: no dia 16 de outubro, às 20h, no Teatro Carlos Carvalho, na Casa de Cultura Mário Quintana (com audiodescrição e Libras de Si Dornelles e equipe); no dia 18 de outubro, entre 15h e 17h, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Restinga, e no dia 21 de outubro, às 17h, no Espaço Cuidado Que Mancha. A entrada é gratuita para todas as apresentações.
O elenco da mostra Corpo Labareda inclui Carla Damiani Polidori, Cristiane Milene de Araújo, Elisabete Floriano, Etilene Majolo, Iessa Medeiros, Margarida Fernanda Griebeler, Maria Fernanda Novoa Zalduondo, Regina Freitas Silveira, Rosana Teresinha Simões, Sônia Mara, Têmis Nicolaidis e Tisiane Mordini de Siqueira.
A programação encerra com o espetáculo Língua Lâmina, que será apresentado entre os dias 22 e 24 de outubro no Teatro Carlos Carvalho, também na Casa de Cultura Mário Quintana. A peça, que dá vida às palavras de Gilka Machado, oferece ao público uma experiência sensorial única, envolvendo odores, sabores e vídeo-poesias. O espetáculo tem direção de Alexandre Malta, atuação e produção de Lorena Sanchez, e contará com audiodescrição e Libras no dia 23 de outubro.
O projeto Língua Lâmina: A Palavra Descentralizada foi contemplado pelo Edital 11/2023 Concurso de Projetos de Produção Artística, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), e culminará na produção de uma revista virtual com os materiais desenvolvidos durante as oficinas.
Confira a programação:
Corpo Labareda – Mostra de processo da Oficina de iniciação teatral para mulheres 50+
Apresentações com entrada franca e bate-papo no encerramento
Classificação indicativa: 14 anos
Dia 16 de outubro (quarta-feira), às 20h
Teatro Carlos de Carvalho – Casa de Cultura Mário Quintana
Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre (RS)
Ingressos esgotados no Sympla (possibilidade de entrada, em caso de desistência, por ordem de chegada)
Classificação indicativa: 14 anos
*apresentação com audiodescrição e Libras
Dia 18 de outubro (sexta-feira) entre 15h e 17h
IFRS Campus Restinga
Rua Alberto Hoffmann, 285 – Restinga, Porto Alegre (RS)
Intervenção artística dentro da grade de programação da XIII Mostra Científica Campus Restinga
Dia 21 de outubro (segunda-feira), às 17h
Espaço Cuidado Que Mancha
Rua Damasco, 162 – Azenha, Porto Alegre (RS)
Para as mulheres do projeto Todas as Mãos de Mães e público geral
Ingressos via Sympla, a partir de 14 de outubro
Espetáculo Língua Lâmina
Datas: de 22 a 24 de outubro de 2024
Teatro Carlos Carvalho, Casa de Cultura Mário Quintana
Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico – Porto Alegre (RS)
Entrada gratuita (retirada de ingressos no Sympla)
– Acessibilidade: Libras e audiodescrição no dia 23/10
– Classificação indicativa: 16 anos