Após 167 dias de seca, DF terá chuvas intensas, alerta Inmet
Brasil de Fato
Após o Distrito Federal (DF) registrar 167 dias de seca, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para chuvas intensas com perigo potencial em Brasília, com início nesta quarta-feira (9) e fim na sexta-feira (10). Segundo o órgão, a chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos.
A informação, registrada no Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), mostra que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Como instruções, o Inmet destaca que, em caso de rajadas de vento, não se deve abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, deve ser evitado o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Já o último informativo meteorológico aponta que, em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, foi observado acumulados de chuvas menores que 60 mm nos últimos cinco dias. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste há um aumento de nebulosidade, com previsão de pancadas de chuva, que podem ser volumosas, em especial na quarta-feira (9) e quinta-feira (10), com possível queda de granizo.
“Essas mudanças estão associadas ao alinhamento da convergência de umidade na porção central do país (padrão de primavera). No norte do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, não se descartam pancadas de chuva isoladas”, mostra documento.
Para os próximos dias estão previstas temperaturas elevadas em áreas do Centro-Oeste e Norte do país, com máximas podendo superar os 40 °C no decorrer da semana. No DF, há previsão de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas até domingo (13).
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::